Vida Económica Editorial

  • A instabilidade da legislação e das técnicas que regem a atividade económica faz com que conhecimentos herdados pela tradição já não sejam suficientes para fazer face às exigências da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT)
    "Guia prático para aprender a comunicar documentos de transporte e informações fundamentais para minimizar os riscos antes da comunicação eletrónica à AT. Saiba também, independentemente do seu nível de literacia digital, como interpretar os conteúdos do ficheiro XML SAF-T (PT) preparando-se para as exigências fiscais com que se confronta diariamente."
    Conheça também os limites dos validadores disponibilizados pela AT e fique a saber porque as empresas, sem se aperceberem e sem que tal seja intencional, podem transmitir várias incoerências para a AT.
    Por isso, o privilégio de conseguir ler um ficheiro SAF-T (PT) é ter, de uma forma menos abstrata, a capacidade de minimizar riscos e de garantir a coerência fiscal da informação que reporta à AT.
    Este livro ajuda-o a agir com a responsabilidade que a era digital exige e a preparar-se para as mudanças inevitáveis na organização das empresas.

  • O Vol. II da Colectânea sobre legislação de direito administrativo de Angola reúne a legislação essencial para o conhecimento dos normativos adjectivos que permitem a defesa da legalidade administrativa junto dos tribunais angolanos, designadamente, através da impugnação contenciosa dos actos administrativos lesivos dos direitos e interesses legítimos dos particulares constitucional e legalmente tutelados.
    Público-alvo
    Uma obra essencial para o dia-a-dia de qualquer operador judiciário Angolano, incluíndo juízes, magistrados, advogados, bem como para qualquer estudante.
    Inclui
    - Lei da Impugnação dos Actos Administrativos
    - Lei da Suspensão da Eficácia do Acto Administrativo
    - Lei do Sistema Unificado de Justiça
    - Lei Orgânica da Provedoria de Justiça
    - Lei Orgânica do Tribunal Supremo

  • O livro é uma análise inovadora e original acerca do tema do acesso ao direito e à justiça, concentrando-se na questão do(s) espaço(s) ao serviço da justiça e da própria administração da mesma enquanto serviço público.

  • O gestor terá não só que saber efetuar um planeamento e controlo da sua atividade que lhe permita melhorar constantemente a eficácia e eficiência da sua empresa, mas também incorporar na sua «matriz de performance» o risco, como variável aleatória, mas cuja mestria na sua previsibilidade poderá assegurar-lhe um desempenho de excelência.
    Neste contexto, é de extrema importância relembrarmos os conceitos basilares em que assentam os fundamentais de funcionamento dos ciclos económicos e gestão de risco em contexto de incerteza.
    O que este trabalho nos apresenta são exatamente as ferramentas, conceitos e conhecimentos que permitirão que, com intuição e experiência, os investidores assegurem uma performance de excelência".
    Pedro Gonçalves, Administrador da AICEP

  • In this book we go through his masterfully researched description of the battle of Chancellorsville, one of the most critical battles during the American Civil War, while in his past recently launched book "Shakespeare, Henry V and the Lessons for Management", Vasconcellos e Sá developed
    his thoughts using the battle of Agincourt (1415, a battle of the 100 Years War), one that put France and England facing each other.
    The interesting fact is that both battles portray similar starting situations, where an overwhelmingly stronger opponent, loses the battle to a significantly "weaker" enemy, in both cases for Darwinian reasons (it's never the mightiest and the bigger of the "species" who survive, but the most swift and flexible adapting to a changing environment), as well as for a huge amount of mistakes that can be easily compared to the ones being made today in the business environment by failed companies.

    "So, what is the difference between a Leader (who sets goals, organizes, uplifts and motivates people, and controls their performance), and a Manager? None. A leader must manage, and a manager has to lead. They are one and the same thing".

  • Luis Casatañeda, autor de bestsellers como Sonho de um Gestor com Deus, Como destruir uma Empresa em 12 meses... ou antes , e As 25 tarefas indiscutíveis do Diretor de PME, e que dirigiu grandes e médias empresas, apresenta neste livro, de modo suscinto, os fatores que são vitais para o desenvolvimento das PME e que vão para além dos aspetos operacionais das organizações.
    Se é diretor de uma empresa pequena ou média, ou se é um executivo que aspira a dirigir uma PME deve ler, assimilar e aplicar os conceitos contidos neste livro.

  • Neste livro, Luis Castañeda, autor de vários bestsellers empresariais, reúne a opinião de grandes empresários e consultores, tais como Jack Welch, Michael Dell, Larry Bossidy, Roberto Servitje, Carlos Ghosn, Carlos Llano, Ram Charan, Peter Drucker e Carlos Ruiz González, entre outros.
    Com a sua vasta experiência prática e teórica, o Professor Castañeda extraiu o "sumo", o "miolo" de um largo número de livros sobre conselhos de outros autores virados para as boas práticas de gestão e administração, e dá-nos preciosos resumos sobre temas de importância crítica para o sucesso das empresas num mundo globalizado, tocando áreas como a "Ética e Gestão Empresarial", "Liderança e Fator Humano", "Estratégia e Crescimento", e "Inovação e Gestão da Mudança".
    São as quatro áreas-chave em qualquer empresa, que cobrem absolutamente tudo o que é fundamental não só para sobreviver, o que, por si só, não pode ser uma meta de nenhuma empresa que se preze, mas para crescer com lucro de forma sustentada, diversificar mercados, e ter êxito a longo prazo, estes sim verdadeiros objetivos empresariais estratégicos.
    Cada reflexão incluída neste livro é uma jóia do pensamento empresarial e pode inspirar o leitor a romper com esses paradigmas que não lhe permitem alcançar o desenvolvimento máximo da sua empresa.

  • Ter estratégias e planos grandiosos ou usar as últimas técnicas de gestão em moda de nada serve se a implementação faltar.
    Neste livro, que o autor escreveu para usar como guia nas suas funções de direção, ensina-se um processo simples mas eficaz para implementar a estratégia e o plano operativo na empresa.
    Com o seu estilo simples, mas profundo, o autor descreve as chaves da implementação com sucesso e exemplifica-as com um caso retirado da indústria onde ele é presidente executivo de um grupo de empesas.
    "Confesso que, pela minha formação académica, estive tentado a incluir conceitos mais sofisticados de gestão, mas, se o tivesse feito, ter-me-ia desviado do meu propósito: escrever um guia que em primeiro lugar seja útil no meu trabalho de gestão, e que auxilie o leitor que se identifica com as mesmas preocupações quanto à execução da estratégia e do plano operacional." - Luis Castañeda

  • As recentes alterações introduzidas ao Regime do Arrendamento Urbano pelas Leis n.o 30/2012 e n.o 31/2012, ambas de 14 de Agosto, Decretos-Lei n.o 266-B/2012 e n.o 266-C/2012, ambos de 31 de Dezembro, Decreto-Lei n.o 1/2013, de 7 de Janeiro e Portaria n.o 9/2013, de 10 de Janeiro,determinaram a organização da presente coletânea de legislação, que integra o Regime da Locação, o Regime do Arrendamento Urbano, as alterações ao Código de Processo Civil, ao Código do Imposto Municipal sobre Imóveis, ao Estatuto dos Benefícios Fiscais e ao Código do Registo Predial, bem como os diplomas complementares ao Regime do Arrendamento Urbano.
    Para facilitar a compreensão destas matérias e o alcance das alterações determinadas pela legislação referida, os autores efetuaram as pertinentes anotações aos respetivos artigos, acrescentando ainda, um comentário em cada capítulo do novo Regime do Arrendamento Urbano, esperando que sejam úteis e auxiliem o leitor na interpretação das normas legais.

    Inclui:

    - Regime da Locação
    - Regime do Arrendamento Urbano e Diplomas Complementares
    - Alteração ao Código de Processo Civil
    - Alteração ao Código do Imposto Municipal sobre Imóveis
    - Alteração ao Estatuto dos Benefícios Fiscais
    - Alteração ao Código do Registo Predial
    - Balcão Nacional do Arrendamento


  • Prático e essencial. Um instrumento de trabalho, onde a correspondência entre os artigos antigos e novos é concreta e clara, permitindo a todos estabelecer ligações sistemáticas e de conteúdos, alertando ainda para o que é totalmente NOVO.

    A nova versão do Código de Processo Civil entra em vigor no próximo dia 1 de setembro.
    Esteja preparado !



    INCLUI

    Tabela de correspondência
    Regulamento das Custas Processuais
    Regime Jurídico do Processo de Inventário
    Tramitação Eletrónica dos Processos Judiciais
    Ação Declarativa Especial para Cumprimento de Obrigações Pecuniárias
    Regime Especial Relativo aos Atrasos de Pagamento em Transações
    Medidas contra os atrasos de pagamento nas transações comerciais
    Balcão Nacional de Injunções
    Novo Regime do Arrendamento Urbano
    Balcão Nacional de Arrendamento e Procedimento Especial de Despejo




    Público Alvo

    Uma ferramenta de trabalho que visa auxiliar os profissionais do foro e estudantes, na adaptação às novas normas e àquelas que não sendo novas no seu conteúdo, o são na sua numeração

  • Com carácter eminentemente prático, esta obra aborda um vasto conjunto de questões que se colocam no dia-a-dia de todos os condóminos.
    Neste útil guia, o leitor encontra as respostas às dúvidas que surgem frequentemente sobre a administração do condomínio, a assembleia de condóminos, a repartição dos encargos e outras questões sobre as fracções autónomas, as partes comuns, a realização de obras, a fiscalidade, etc.
    CONDOMÍNIOS - A lei e a prática inclui ainda vários normativos legais sobre a propriedade horizontal e administração do condomínio, contas poupançacondomínio, antenas colectivas, arrendamento urbano, financiamento na recuperação de prédios urbanos, entre outros assuntos, e conta com um vasto conjunto de modelos de cartas, comunicações e exemplos de actas, requerimentos de certidões, regulamento de condomínio, etc., de grande utilidade.
    Muito abrangente, com grande rigor jurídico e numa linguagem muito acessível, esta obra fornece todas as respostas fundamentadas pela Lei, tendo ainda em conta as decisões e a interpretação dos tribunais.


  • Vivre au Portugal est un privilège pour ceux qui sentent l'appel de la tranquillité, la paix, du bien être et de la sécurité. Pour, les jeunes entrepreneurs qui ont de l'énergie pour conquérir des nouveaux mondes (le Portugal est une plateforme incontournable vers tous les pays de langue portugaise et voir même vers la Chine, par le biais de Macau) et pour tous ceux qui, à « l'Age d'Or» veulent vivre pleinement leur vie.
    Comme toile de fonds on souligne, par ailleurs, qu'actuellement, il est possible de trouver des espaces excellents à vendre ou à louer - à des prix très accessibles - en bord de mer, en ville ou à la montagne et le coût de vie est un des plus bas d'Europe.
    Vivre au Portugal est, dans une période fluide, d'incertitudes et de risques, l'autre nom du bien vivre.

  • Um instrumento de trabalho sobre o atual regime da ação executiva após as alterações introduzidas pelo novo Código de Processo Civil.
    O texto que compõe a primeira parte destaca e comenta as principais alterações introduzidas pelo novo Código no regime da ação executiva.
    Na segunda parte da obra é apresentada uma coletânea da legislação que versa sobre a ação executiva, facilitando a sua consulta aos que, na vida académica ou profissional, lidam com esta temática.




    A obra inclui:


    Novo Código de Processo Civil (articulado relativo à ação executiva)
    Regulamentação da ação executiva
    Tramitação eletrónica dos processos judiciais
    Meios eletrónicos de identificação do executado e dos seus bens
    Citação eletrónica de instituições públicas

  • O tema, os princípios da transparência e da proporcionalidade no financiamento dos serviços de interesse económico geral (SIEG), faz parte do direito da União Europeia. Estes serviços são essenciais à coesão social e territorial, os quais, entre vários, passam pela prestação de energia, comunicações, água, saúde e educação. Dada a sua essencialidade à vida, justifica-se que a sua prestação aos destinatários obedeça a critérios de igualdade, universalidade, acessibilidade, adaptabilidade, continuidade e qualidade.
    As atividades SIEG são prestadas em regime de concorrência e, se necessário, são financiadas pelos Estados, o que, com regra geral, é proibido nos Tratados. Se assim não fosse, tornar-se-ia muito difícil atingir a ambicionada coesão social e territorial. Não podemos deixar de valorizar, por um lado, a transparência na concessão da gestão dos serviços públicos a determinadas empresas e, por outro, a avaliação, de forma proporcionada das compensações para garantir a prestação de serviço público.
    O modelo dos SIEG institucionalizado na Europa há cerca de duas décadas, assente num ambiente de forte proteção da concorrência, o que tem, tendencialmente, enfraquecido o interesse público em favor de interesses económicos, deve ser questionado e discutido de forma aberta pelas empresas SIEG, Reguladores, Decisores Políticos, Juristas e Economistas.
    "Os Princípios da Transparência e da Proporcionalidade no Financiamento dos Serviços de Interesse Económico Geral são sem dúvida um contributo muito importante para a reflexão de questões centrais da nossa vida pública.
    O presente estudo do Dr. José Rui Nunes de Almeida aborda aspetos de capital relevância no funcionamento da UE, tendo por base as linhas de orientação da jurisprudência recente.
    Este estudo abre portas, desafia horizontes, impele à questionação e à reflexão."

  • A obra é uma compilação de temas relacionados com as temáticas de Finanças e Negócios Internacionais, que permite retratar os desafios da globalização, as formas de internacionalização, os instrumentos financeiros e os critérios de decisão sobre os mercados a entrar.
    Uma obra didática, generalista e atual, que constitui uma referência para todos os que pretendam abordar o tema de Finanças Internacionais e matérias relacionadas.
    Público alvo
    Um dicionário/glossário que serve de apoio aos alunos que frequentam disciplinas de licenciatura e mestrado que versem estas temáticas.

  • Trata-se de uma obra didática destinada a alunos das áreas de Finanças Internacionais que fornece uma perspetiva integrada dos instrumentos, mecanismos, instituições e mercados que coexistem no sistema financeiro internacional.
    Os autores fazem ainda uma abordagem dos principais riscos que surgem nas relações de troca ou negócios entre moedas, atividades e fluxos monetários e financeiros, em que são intervenientes empresas, bancos, bancos centrais, governos ou organismos internacionais.


    Estrutura da Obra

    - Introdução às Finanças Internacionais
    - Mercados Financeiros Internacionais
    - Financiamento do Comércio Internacional
    - O mercado de câmbios
    - Riscos Financeiros
    - Gestão do risco de câmbio a partir dos mercados de derivados
    - Investimento Internacional
    - Instrumentos de Financiamento e Apoio à Internacionalização

  • O Planeamento Estratégico, quando utilizado devidamente numa organização, é um guia para o sucesso.
    Encontra neste livro um guião para saber como criar um sistema de planeamento estratégico, de modo simples, com a ajuda de exemplos, tabelas, quadros orientadores, e listas de verificação de todo o processo.
    Transforme o seu negócio ou actividade num empreendimento sólido e perene, sustentável ao longo dos tempos. Um Plano Estratégico FAMOSO é a sua garantia de sobrevivência no mundo globalizado em que vivemos!
    A experiência do autor como gestor, consultor, formador e professor universitário serviu de base a este livro que irá sem dúvida ajudar as organizações de qualquer setor de atividade a abraçarem esta técnica de gestão.


    Estrutura da obra:

    A importância do planeamento
    O porquê da organização
    Recolha e análise da informação
    Orientações estratégicas
    Metas e objetivos; Estratégias
    Programação operacional
    Controlo e avaliação
    Resumo


    Público Alvo:

    Para Gestores
    Empresários e futuros Empreendedores
    Para Professores e Alunos de Licenciatura e Mestrado nas áreas das Ciências Empresariais

  • Esta obra reúne, pela primeira vez num único documento, todos os benefícios fiscais, incluíndo aqueles que constam de diplomas avulsos, procedendo à sua análise e apresentando comentários que permitem o seu estudo de uma forma mais profunda.
    Ao longo do livro, o leitor encontra diversos exemplos e casos práticos de aplicação dos benefícios, tornando-o assim num documento de apoio essencial ao estudo dos mesmos.
    A obra inclui também várias instruções administrativas emanadas pela Autoridade Tributária as quais completam a interpretação e funcionamento dos benefícios.

    "Esta obra dá-nos uma visão agregadora dos benefícios que se encontram dispersos em diplomas avulsos e constitui, deste modo, um inestimável contributo para aqueles que pretendam prosseguir uma adequada gestão fiscal, factor determinante para assegurar a competitividade nas empresas e garantir a melhoria do seu desempenho." Rui Pedro Almeida, Administrador e CEO do grupo Moneris


    Público-alvo:

    Técnicos oficiais de contas
    Revisores oficiais de contas
    Diretores financeiros
    Estudantes de economia e gestão
    E todos os responsáveis pelo departamento fiscal e de recursos humanos das empresas.

  • Mais do que um Livro, um Guia para os profissionais do Séc. XXI. Uma obra pioneira a nível mundial que aborda, de forma integrada, a temática do "Escritório do Futuro", nas vertentes de Escritório Virtual, Coworking e Teletrabalho.
    Aqui vai encontrar histórias, na primeira pessoa, de indivíduos e empresas que adoptaram com sucesso estes novos modelos de trabalho.
    Ao longo do livro, e em cada história, tem a possibilidade de passar da leitura à visualização de conteúdos multimédia no seu smartphone/tablet através da tecnologia "Next Reality ®".
    O seu livro ganha vida! Mesmo depois de lido e arrumado na secretária, receberá regularmente notificações com novos filmes, novos capítulos e outros conteúdos, ficando a par dar das últimas novidades deste admirável novo Mundo dos espaços de trabalho!
    A aplicação que lhe é oferecida com o livro permite-lhe passar do papel para o ecrã do computador, do smartphone ou do tablet as histórias ou os conteúdos que está a ler.

    "Para alterar os padrões de trabalho é inevitável alterar as rotinas internas das empresas, incomodar os hábitos dos seus profissionais, criar novos fluxos de produção."
    "Para quem gere pessoas e processos de mudança, a organização é a mensagem: a forma como os trabalhadores estão organizados, como se distribuem pelo espaçodisponível e como interagem uns com os outros nos diferentes estádios de produção é mais determinante do que tudo o resto. É disso que nos fala esta obra: da necessidade de revermos, cada empresa e cada um de nós, a nossa relação com o trabalho. " José Alberto de Carvalho, Novembro de 2011 In prefacio
    "Este livro é inspirador para todos aqueles que, como nós, gostam de criar e desenvolver espaços de trabalho inovadores". Reinaldo Teixeira, CEO Grupo Enolagest
    "Out of the Office, na verdade, é um livro interminável. Depois de ter visto o Escritório do Futuro nas suas vertentes mais actuais, com profundas análises ao Coworking e ao Teletrabalho, percebi que mais do que um livro adquirido, subscrevi um stream de informação actualizada sobre uma matéria que me interessa. E quando uma matéria nos chama a atenção, a informação que nos é servida de várias formas, não é informação, é formação." Pedro Aniceto, Especialista da Apple
    "Student...visionary...thought-leader...industry Captain...Carlos Goncalves has teamed up with distinguished journalist Jose Gabriel Quaresma to add power and practicality to the advancement of our beloved 3rd Place Serviced Workspace industry, as they vividly and prudently promote `variety' as the North Star of the Modern Workspacism Movement." Ray Lindenberg, Director da Workspace Association of New York
    "Out of the Office" is not a book to read, instead a system to experience coworking. Coworking is the opportunity to collaborate for developing innovative products or solutions, launching new startups, or solving major global problems." Praveen Gupta, founding Editor-in-Chief of International Journal of Innovation Science, and Director of IIT Center for Innovation Science and Applications, Chicago, USA

    Carlos Gonçalves e José Gabriel Quaresma levam-nos "Out of the Office" através de uma reflexão "Out of the Box", trazendo um contributo importante à reflexão sobre os escritórios do futuro, num contexto em que o processo de inovação tecnológica conduz a uma crescente desmaterialização do conceito dos escritórios, cuja evolução se encontra condicionada pela necessidade de nesta se enquadrar a natureza social do Homem e de criação e desenvolvimento de um sentimento de pertença a um grupo, elemento diferenciador das organizações na medida em que estas dependem das pessoas. Paulo Silva - Director-Geral da Aguirre Newman Portugal


  • Código de Procedimento e de Processo Tributário (Decreto-lei no 433/99, de 26 de outubro)

    Legislação Complementar:


    Regulamento das custas dos processos tributários (Decreto-lei no 29/98, de 11 de fevereiro).
    Regime jurídico das informações vinculativas (Portaria no 972/2009, de 31 de agosto).

  • Um manual especializado, dotado de elevado potencial de inovação e adesão à realidade empresarial.
    Uma obra prática sobre o desenvolvimento e gestão de equipas de vendas, que irá ajudar os responsáveis empresariais a ajustar as suas decisões comerciais e identificar novas táticas para satisfazer os seus clientes.
    Uma obra que vai permitir adquirir as competências para:
    Desenhar a rede de vendas mais adequada à sua oferta produto/mercado e definir planos comerciais ambiciosos, mas factíveis;
    Estimular a venda consultiva e Construir relações de fidelidade sustentadas com os seus clientes;
    Obter melhor desempenho da sua equipa comercial identificando os factores motivacionais chave no seu desempenho;
    Desenvolver sistemas de incentivos e benefícios equilibrados;
    Melhorar e actualizar os seus recursos para gerar Valor no quadro do novo paradigma de negócios cujo traço mais saliente é ser orientado ao cliente - "customer-oriented".
    "É neste jogo de adaptação e de antecipação à mudança, num mercado global cada vez mais competitivo, que vejo as forças de vendas desempenharem um papel crucial. (...) as organizações têm de cada vez mais extrair o máximo valor da sua força de vendas se não quiserem falhar. Têm de ser profissionais na sua aproximação a estas equipas."

  • Um instrumento de trabalho eminentemente prático. Essencial para todos aqueles que necessitam de conhecer o novo Código Laboral para a Função Pública, em vigor desde o dia 1 de agosto.
    Nesta obra estão incluídas as notas remissivas entendidas por essenciais para auxiliar o leitor facultando-lhe uma consulta rápida da Lei no 35/2014 de 20 de Junho e da LTFP por ela aprovada, bem como das regras jurídicas conexas, mas pertencentes a outros diplomas legais.
    Dada a grande importância da matéria, a obra contém comentários sintéticos na área disciplinar, em especial aos artigos 73o, 176o a 240o e 297o a 302o, todos da LTFP; o mesmo acontece com os artigos reguladores da arbitragem, consignados nos artigos 379o a 386o.
    A obra inclui numerosa Legislação Complementar atualizada:

    Regime jurídico dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais
    Estatuto do pessoal dirigente
    Sistema Integrado de gestão e avaliação de desempenho
    Regimes de vinculação de carreiras e de remunerações
    Níveis da tabela remuneratória única
    Tabela remuneratória única e atualização dos índices 100 de todas as escalas salariais
    Modelos de termos de aceitação e de posse
    Arbitragem voluntária
    Estatuto do pessoal dirigente da administração local


    Contém mais de duas dezenas de minutas e formulários que reforçam a utilizade e mais valia da obra.
    Público alvo: Serviços Públicos, em especial da Administração Directa do Estado (Direções-Gerais e Direções de Serviços) e Autarquias Locais; Advogados e Juízes; Funcionários que exercem Funções Públicas e respetivos Sindicatos.

  • Em resposta à necessidade de criar um regime mais adaptado à protecção do Ambiente foi publicadoo Decreto-Lei no 147/2008 de 29 de Julho que transpôs a Directiva no 2004/35/CE e estabelece o regime jurídico da responsabilidade por danos ambientais.
    Uma obra pragmática e objectiva que recorre a uma linguagem acessível sobretudo dirigida aos operadores públicos e privados abrangidos por este regime jurídico.
    A autora recorre frequentemente à apresentação visual dos temas desenvolvidos através de figuras,esquemas e quadros facilitando a compreensão do tema.
    A obra apresenta a seguinte estrutura:

    Os antecedentes da responsabilidade ambiental
    O regime jurídico da responsabilidade ambiental
    O dano ambiental
    Garantias financeiras
    Relatório da Comissão Europeia
    Análise comparada dos diplomas
    Considerações finais

    A obra inclui 7 Anexos: Com as disposições legislativas europeias e constitucionais, a Directiva no2004/35/CE e o DL no 147/2008, bem como a listagem actualizada dos diplomas referenciados no seu Anexo III e o Quadro comparativo de correspondência entre as normas da Directiva e o diploma nacional.

  • Uma obra que vai contribuir para o estudo da análise de investimentos em ativos reais.
    "Na presente obra o Professor Doutor Eduardo Sá e Silva, em parceria com o Dr. Mário Queirós,aborda com grande rigor e profundidade aspetos fundamentais da gestão financeira das empresas e, particularmente, o impacto que os investimentos podem ter na sua vida financeira."
    António Domingues Azevedo, bastonário da OTOC
    Neste volume são tratados os aspetos básicos da análise de projetos de investimento, nomeadamente, os critérios tradicionais do VAL (Valor Atual Líquido) e TIR (Taxa Interna de Rendibilidade). No volume 2 serão tratados os aspetos relacionados com a análise do risco, com particular destaque para as opções reais.
    Público alvo: a obra vai responder às necessidades académicas de professores e alunos que pretendam investigar esta temática numa vertente técnica.
    No total, são analisados 140 casos de investimentos em ativos reais, todos com particularidades diferentes.
    Apesar deste cuidado com a vertente prática da análise de investimentos, o desenvolvimento teórico das temáticas abordadas é exaustivo por forma a preparar também a capacidade de investigação por parte do leitor.
    Estrutura da obra
    CAPÍTULO I- Enquadramento e conceitos básicos
    CAPÍTULO II- Previsão de fluxos de capital
    CAPÍTULO III- O custo do capital
    CAPÍTULO IV- Critérios de avaliação e decisão de investimentos
    CAPÍTULO V- Casos Práticos Globais

empty